MAIOR TERMINAL DA FERROVIA NORTE-SUL

BIGGEST TERMINAL ON THE NORTH SOUTH RAILWAY

PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE RIO VERDE

A Plataforma Logística Multimodal de Rio Verde é o maior e mais estratégico complexo ferroviário da Ferrovia Norte-Sul, sendo referência em infraestrutura, capacidade de escoamento e integração de modais. Com 2,5 milhões de metros quadrados de área total, o complexo abriga os principais terminais de movimentação de cargas do Centro-Oeste, conectando a produção regional aos grandes centros consumidores e aos portos brasileiros, especialmente o Porto de Santos (SP).

As obras da Plataforma Multimodal da Ferrovia Norte-Sul contam com investimento superior a R$ 430 milhões pela Rumo S.A., o que demonstra a grandiosidade e a importância estratégica do empreendimento para o desenvolvimento logístico da região.

consolidando-se como um polo logístico essencial para o agronegócio e a Atualmente, o complexo abriga três grandes operações integradas com a Rumo S.A., indústria nacional.

IMAGENS

Obras 2020
Obras 2020
Obras 2020

TERMINAL RUMO DE GRÃOS E FARELO

Operado pela Rumo S.A., o Terminal de Grãos e Farelo é o maior da Ferrovia Norte-Sul e uma referência nacional em eficiência logística. Com capacidade instalada para movimentar até 11 milhões de toneladas por ano, o terminal é responsável pelo escoamento de grandes volumes de soja, milho e farelos, com destino ao Porto de Santos (SP), principal hub de exportações da América do Sul.

As obras do terminal tiveram início em março de 2020 e, graças ao avanço estruturado da implantação, o terminal entrou em operação já em maio de 2021, sendo inaugurado oficialmente em julho do mesmo ano. O investimento total foi de R$ 390 milhões, resultado do compromisso da concessionária em consolidar a eficiência logística no Centro-Oeste brasileiro.

As composições ferroviárias que partem de Rio Verde chegam a operar com até 133 vagões, proporcionando economia de escala e significativa redução nos custos de transporte. Cada trem pode ser carregado em menos de 8 horas, e atualmente são movimentadas duas composições por dia, de forma contínua e automatizada.

Em 2024, os terminais operados pela Rumo em Goiás movimentaram mais de 6 milhões de toneladas de grãos – com destaque para a unidade de Rio Verde –, consolidando o papel estratégico da ferrovia para o agronegócio goiano e brasileiro.

Com uma área total de 250 hectares, o terminal integra acessos rodoviários e ferroviários, silos, moegas, armazéns, infraestrutura de carregamento ferroviário e sistemas de automação de ponta, operando 24 horas por dia. Durante a construção, foram gerados cerca de 600 empregos diretos e mais de 1.000 empregos indiretos, impulsionando a economia local.


Início das obras: março/2020
Início das operações: maio/2021
Inauguração oficial: julho/2021

IMAGENS

TERMINAL ANDALI DE FERTILIZANTES

O Terminal Andali de Fertilizantes é resultado de uma parceria estratégica entre a Andali S/A e a Rumo S.A., e representa um marco na logística de insumos agrícolas do Brasil. Localizado no complexo rodoferroviário de Rio Verde (GO), o terminal é referência em modernidade, automação e integração logística, oferecendo uma operação eficiente que conecta produção, distribuição e transporte em um único ambiente industrial.

As obras tiveram início em abril de 2021, com o início das operações em abril de 2022, e a inauguração oficial realizada em agosto de 2022. O projeto recebeu um investimento de R$ 160 milhões, refletindo o compromisso das empresas envolvidas com o desenvolvimento logístico e econômico da região Centro-Oeste.

O terminal foi concebido para atender com excelência à crescente demanda por fertilizantes, especialmente nas regiões de Goiás, leste do Mato Grosso e Triângulo Mineiro. Possui capacidade de movimentação total de 3,5 milhões de toneladas por ano, com capacidade de mistura de até 750 mil toneladas anuais, integrando serviços de descarga ferroviária e rodoviária, armazenamento, mistura personalizada de insumos e expedição para o campo. Estima-se que mais de 1,5 milhão de toneladas por ano sejam transportadas por via férrea, promovendo uma significativa redução nos custos logísticos.

Com infraestrutura de ponta, o terminal conta com silos de armazenagem, equipamentos automatizados para mistura de fertilizantes, prédios de descarga e limpeza de vagões, desvio ferroviário exclusivo, além de unidades administrativas e industriais complementares. A operação é altamente automatizada e integrada ao terminal de grãos da Rumo, formando uma cadeia completa e eficiente.

Durante a construção e fase de implantação, foram gerados cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos, contribuindo para o crescimento socioeconômico de Rio Verde e região. A localização estratégica do terminal foi decisiva, dada a forte presença da agroindústria local, a mão de obra qualificada e a proximidade com os principais polos agrícolas do país.

A parceria entre Andali e Rumo é firmada para um período de 30 anos, com o objetivo de proporcionar soluções logísticas sustentáveis e competitivas para o agronegócio, aumentando a produtividade, diminuindo o impacto ambiental e impulsionando o Brasil como líder mundial no fornecimento de alimentos.


Início das obras: abril/2021
Início das operações: abril/2022
Inauguração oficial (prevista): junho/2022

IMAGENS

Janeiro/2022
Janeiro/2022
Janeiro/2022

TERMINAL DTC (COMBUSTÍVEIS (I E II)

O Terminal DTC de Combustíveis, operado pela DTC - Dinâmica Terminais, é um importante polo de distribuição multimodal localizado no Distrito Agroindustrial e Logístico de Rio Verde (GO). A estrutura fortalece o abastecimento da região sudoeste de Goiás e contribui diretamente para a eficiência logística do setor energético e agroindustrial do estado.

Com investimento aproximado de R$ 150 milhões, o terminal teve suas obras iniciadas em maio de 2021, com a primeira fase operacional prevista para agosto de 2022, e foi inaugurado oficialmente em 26 de outubro de 2023. Durante sua implantação, foram gerados mais de 100 empregos diretos e cerca de 200 empregos indiretos, promovendo dinamismo econômico local e regional.

A infraestrutura do terminal é moderna e versátil, permitindo a descarga, armazenagem e distribuição de combustíveis líquidos, incluindo gasolina, diesel, etanol e biodiesel. A operação intermodal possibilita o recebimento de produtos tanto por ferrovia (via Ferrovia Norte-Sul) quanto por rodovias, oferecendo mais flexibilidade e reduzindo o custo logístico para os distribuidores e produtores da região.

Além disso, o terminal possui capacidade de carregamento ferroviário de etanol e biodiesel, o que amplia significativamente o alcance dos produtos da região para mercados consumidores mais distantes, como o Sudeste e o Sul do país. Esse modelo logístico favorece a competitividade, a sustentabilidade e o fortalecimento da cadeia produtiva do biocombustível.

Com foco em qualidade e responsabilidade socioambiental, a DTC é certificada pelas normas ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (meio ambiente) e ISO 45001 (segurança ocupacional), reafirmando seu compromisso com práticas operacionais seguras, eficientes e sustentáveis. A empresa também desenvolve ações voltadas à minimização de impactos ambientais e à promoção do desenvolvimento social nas comunidades onde atua.

A localização estratégica do terminal em Rio Verde, aliada à sua moderna infraestrutura, reforça o município como um dos principais hubs logísticos multimodais do Brasil, integrando a cadeia de combustíveis à malha ferroviária nacional e viabilizando soluções inovadoras para a logística de energia e transportes no Centro-Oeste.


Início das obras: maio/2021
Início das operações (previsão - 1ª etapa): agosto/2022
Inauguração oficial: a definir

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Obras da base 1 - janeiro/2022
Obras da base 1 - janeiro/2022
Obras da base 1 - janeiro/2022